Bem Vindo, este é o canal de comunicação interna do e-Vila

Olá,
Este é o canal de comunicação interna do e-Vila, aonde terá noticias relevantes para o trabalho interno do e-Vila. Inscreva-se no RSS para não perder nenhum comunicado.

Para acessar ao comunicado externo, opcione: www.e-vila.wordpress.com.

Muito Obrigado

Instituto e-Vila de Formação e Inclusão Profissional.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Moda - Look profissional

http://dnamulher.uol.com.br/secao_interna.cfm?oid=501&areabanner=Moda


Moda

Look profissional

19/11/08

Vestir-se corretamente no ambiente de trabalho é sinônimo de credibilidade

Por Ana Paula Shcleier

Ilustração do Evento
A primeira impressão é a que fica, e gostando ou não do ditado, ele parece valer – e muito! – nos locais de trabalho. “Quando você se veste para qualquer ocasião, quer passar uma certa imagem, e, no trabalho, essa imagem é a de que é uma pessoa séria e adequada ao tipo de empresa e ao cargo”, explica Milla Mathias, consultora de imagem. Portanto, transmitir, por meio das roupas, a idéia de como você é profissionalmente conta muitos pontos!

Para não errar na vestimenta ao entrar em um novo emprego, observar o local e as pessoas que ali trabalham é imprescindível; apenas alguns minutinhos já são suficientes para identificar o perfil da empresa. Independentemente dos trajes exigidos no seu local de trabalho, o importante é ter o bom senso e a consciência de que, ali, o que vale são os atributos não-corporais. “A intenção não é mostrar o corpo, mas a capacidade profissional. Seu chefe ou cliente não pode reparar no resto, por isso, quanto mais discreto, e quanto menos corpo à mostra, melhor”, completa a consultora. Assim, nem pense em decote, barriga de fora, brinco muito grande, pulseiras barulhentas, cores muito chamativas - nenhuma característica que distraia a atenção para aquilo que você está vestindo.

Em dias de calor, em que não há como não deixar um pedacinho de pele escapar da roupa, fique atenta às características dos tecidos. Terninhos de materiais mais leves, como o linho e o algodão, por exemplo, são boas opções de roupas frescas. Se quiser usar regata, prefira as de alças mais largas. Mas atenção: não são todos os lugares que aceitam ombros à mostra. Em locais super formais, a mulher só pode usar camisa, por exemplo. “Um look bacana para os dias de calor é a combinação de uma saia lápis que vá até dois dedinhos acima do joelho e uma blusinha mais larguinha”, conta Milla.

E como saber qual é exatamente o estilo de seu local de trabalho? Para ajudá-la, a consultora de imagem explica o que pode ou não nas quatro categorias de ambientes encontradas no mercado.

Super formal
É o estilo mais rígido, encontrado em escritórios de advocacia, por exemplo. Nele, é permitido o uso de ternos, tailler e saia. As cores devem ser neutras, preto e branco, e, em alguns locais, são pré-determinadas.

Formal
Mais comum, este caso pede o traje social, mas não tão rigoroso. Podem ser usadas roupas com cores variadas. Tailler, terninho e um tubinho, no máximo, são os requeridos.

Misto entre informal e formal
Encontrado em multinacionais, por exemplo, é um estilo de vestimenta mais à vontade. A calça jeans já é bem-vinda!

Super casual
O máximo do conforto, nesses locais pode-se usar tênis e camiseta sem problema algum. É encontrado em empresas de publicidade e marketing.

Para os pés, um alerta de Milla: “Nos dois casos formais, o sapato tem de ser sempre fechado, a regra é o scarpin ou o channel, no máximo uma sapatilha; já sandálias, nos casos mais à vontade, devem ter tira grossa, visto que as de tiras e saltos finos são aconselhadas para momentos de lazer”.

Dicas!
- Nem pense em usar saias com fenda, transparência e frente única no trabalho!
- Peça coringa: calça preta reta. Ela pode ser usada em qualquer ambiente.

Nenhum comentário: