03/11/2008
Aprenda a usar o YouTube plenamente
Bruno Galo & Marcus Vinícius Brasil
Os dois nem se conhecem. Gustavo mora em Curitiba e Elaine em Brasília, mas há cerca de dois anos eles resolveram “meio de brincadeira” mostrar as suas habilidades na web. Resultado: os vídeos de cada um somam mais de 10 milhões de visualizações e a procura pelo serviço deles aumentou muito.
O primeiro passo de ambos foi, é claro, criar uma conta no portal. Em seguida, personalizaram seus perfis – que no site são chamados de “canais” – e começaram a subir os clipes. Com seu sucesso, o YouTube os procurou para fechar uma parceria, o que lhes garantiu maior visibilidade e algumas ferramentas extras de customização, como banners próprios em suas páginas.
Como prêmio, ele abriu o show de ninguém menos que Joe Satriani. O famoso guitarrista norte-americano nem sabe, mas ele deu uma forcinha para o sucesso dos vídeos de Guerra na web. “Para aumentar o número de visualizações, depois de um tempo, eu comecei a incluir outras palavras-chave, como ‘Joe Satriani’, ‘Steve Vai’, ‘Guitar Lessons’, etc”.
“Eu criei o canal em maio de 2006. Fiquei dois anos tratando ele apenas como uma conta, até que em agosto de 2008 me tornei parceiro. Desde então, o número de visitantes diários multiplicou por cinco. Foi o estímulo que estava faltando pra produzir novos vídeos e desenhos”, conta Barbosa.
Se, assim como eles, você quiser expor algum talento na web, é hora de aprender a utilizar melhor os recursos do portal. De customização de canais à legendagem, as opções estão esperando por você.
03/11/2008
Fazer um bom vídeo é mais fácil do que parece
Qualquer um pode fazer um bom vídeo para o YouTube. Alguns dos usuários parceiros do portal, como a professora de crochê Elaine Tripiano, utilizam câmeras fotográficas simples para gravar seus clipes. Por isso, não fique preocupado caso o seu equipamento não for digno de um estúdio de TV.
Mas, se você quiser fazer edições nos vídeos, como manipular a ordem das cenas, precisará de softwares especializados. Há alguns bem caros na praça, mas é possível usar aqueles que já vêm instalados no sistema operacional e que dão conta do recado. A Microsoft oferece o Windows Movie Maker para usuários de Vista, enquanto a Apple tem o iMovie para donos de Macs. M.V.B e B.G.
DICAS DE QUEM SABE
Elaine Tripiano
Professora de crochê
“Identifique o seu foco. Sobre o que você quer falar? Assim você pode criar uma audiência fixa. E trate de um assunto que você realmente goste e domine”
Marcelo Barbosa
Videomaker
“Não tenha pressa. Pode levar meia semana ou um ano pro seu canal começar a ser notado. Se você acredita no que produz e está se encarregando de divulgá-lo nesse tempo, o público vai reagir”
Gustavo Guerra
Guitarrista
“Pra mim é preciso ser fiel ao seu público.
Patrícia Pflaeging
Gerente do YouTube
“Use todas as ferramentas do site que ajudam na divulgação do seu canal. Quanto mais interação as pessoas puderem ter com você e o seu vídeo, mais bem sucedido ele tende a ser”
PARA QUEM PUBLICA
PARA QUEM ASSISTE
O YouTube também é uma rede social. Quem se cadastra no site ganha um perfil, que pode ser personalizado para incluir informações pessoais.
Depois de se cadastrar, uma dica é escolher o idioma de seu país e o tipo de conteúdo que quer ver na primeira página (global ou local). Com o tempo, o YouTube vai utilizar os vídeos que você costuma assistir para indicar outros clipes com temas semelhantes, que possam lhe interessar. Uma vez cadastrado, é possível votar e tornar alguns vídeos “favoritos”.
Além das ferramentas de personalização, há algumas alternativas para navegar pelos vídeos de uma maneira diferente:
Cooliris - O add-on do Firefox, Internet Explorer e Safari para visualizar fotos, também serve para o YouTube. Ele ativa uma interface que se assemelha a uma parede virtual com as prévias dos clipes. Aí é só usar o mouse.
Warp - Outra opção visual de navegação. A ferramenta, desenvolvida pelo próprio YouTube, faz parte do Test Tube. A interface é acionada em tela cheia, e os vídeos aparecem emoldurados em círculos, ligando clipes relacionados como órbitas de planetas. M.V.B. e B.G.
CRONOLOGIA
Muita coisa mudou desde que o YouTube nasceu em uma garagem no Vale do Silício. Desde seu início, em 2005, até hoje, dias em que mal nos lembramos de como era assistir a vídeos na web antes de seu surgimento. Atualmente mais de 150 milhões de vídeos são vistos por dia. Acompanhe alguns dos principais marcos na história do site.
2005
Novembro
O YouTube é lançado. No mês seguinte, ele já atingiria a marca de 3 milhões de vídeos vistos por dia.
2006
Janeiro
Entra no ar o vídeo
2006
Novembro
O portal é comprado pelo Google por US$ 1,65 bilhões, numa transação que abala o mercado.
2006
Dezembro
É citado como uma das empresas que fizeram “você” ser a pessoa do ano, segundo a revista
2008
Março
O vídeo da música
2008
Julho
Clipe de
2008
Outubro
Se torna a segunda ferramenta de buscas mais usada da internet, superando o Yahoo. Agora, o YouTube está atrás apenas do Google.
FUTURO
Alta definição
Alguns vídeos já contam com a opção. Mas ainda é preciso amadurecer o suporte.
YouTube Live
A primeira transmissão ao vivo será em 22 de novembro, de São Francisco.
Mais dinheiro
O portal ainda experimenta novas e mais maneiras de gerar receita.


Nenhum comentário:
Postar um comentário