Bem Vindo, este é o canal de comunicação interna do e-Vila

Olá,
Este é o canal de comunicação interna do e-Vila, aonde terá noticias relevantes para o trabalho interno do e-Vila. Inscreva-se no RSS para não perder nenhum comunicado.

Para acessar ao comunicado externo, opcione: www.e-vila.wordpress.com.

Muito Obrigado

Instituto e-Vila de Formação e Inclusão Profissional.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Fonte: O Estado de São Paulo, Link.

03/11/2008
Aprenda a usar o YouTube plenamente



Link’ mostra o caminho para você ter um canal bem sucedido no site de vídeos e dá dicas até para quem só quer assistir

Bruno Galo & Marcus Vinícius Brasil

Gustavo Guerra é um hábil guitarrista. Já Elaine Tripiano é uma expert no crochê. Apesar de possuírem interesses opostos, ambos compartilham algo em comum. Utilizando de maneira inteligente as ferramentas oferecidas pelo YouTube, eles encontraram no portal de vídeos uma maneira fácil e barata de expor seus talentos – e com isso, é lógico, ganhar uma graninha.

Os dois nem se conhecem. Gustavo mora em Curitiba e Elaine em Brasília, mas há cerca de dois anos eles resolveram “meio de brincadeira” mostrar as suas habilidades na web. Resultado: os vídeos de cada um somam mais de 10 milhões de visualizações e a procura pelo serviço deles aumentou muito.

O primeiro passo de ambos foi, é claro, criar uma conta no portal. Em seguida, personalizaram seus perfis – que no site são chamados de “canais” – e começaram a subir os clipes. Com seu sucesso, o YouTube os procurou para fechar uma parceria, o que lhes garantiu maior visibilidade e algumas ferramentas extras de customização, como banners próprios em suas páginas.

“Os vídeos no YouTube fizeram com que eu passasse a vender muito mais. Hoje eu recebo encomendas de todo o Brasil”, conta Elaine (youtube.com/tripiano), de 33 anos, que também ganha dinheiro com a venda de vídeo-aulas. A coleção completa, que atualmente conta com 54 DVDs (a cada mês Elaine lança mais dois), sai por R$ 900, e já foi vendida para a França e Japão. “Os japoneses gostam muito do meu trabalho”, garante a costureira, que também mantém um blog (elainecroche.blogspot.com).

Com Guerra (youtube.com/gguerra) não foi diferente. “Depois do YouTube passei a dar mais aulas. Na verdade, nem dou conta de atender toda a demanda. Tem uma lista de espera imensa”, conta. Ele acaba de ganhar uma das principais competições online para guitarristas, o Guitar Idol (www.guitar-idol.co.uk), batendo mais de 700 concorrentes de todo o mundo.

Como prêmio, ele abriu o show de ninguém menos que Joe Satriani. O famoso guitarrista norte-americano nem sabe, mas ele deu uma forcinha para o sucesso dos vídeos de Guerra na web. “Para aumentar o número de visualizações, depois de um tempo, eu comecei a incluir outras palavras-chave, como ‘Joe Satriani’, ‘Steve Vai’, ‘Guitar Lessons’, etc”.

Marcelo Barbosa, de 29 anos, é outro exemplo de usuário que soube utilizar bem o potencial do site. Em seu canal (youtube.com/elmacbee), ele cria sátiras animadas, e seu canal mostra que os usuários do YouTube não estão à procura apenas de aulas e tutoriais.

“Eu criei o canal em maio de 2006. Fiquei dois anos tratando ele apenas como uma conta, até que em agosto de 2008 me tornei parceiro. Desde então, o número de visitantes diários multiplicou por cinco. Foi o estímulo que estava faltando pra produzir novos vídeos e desenhos”, conta Barbosa.

Se, assim como eles, você quiser expor algum talento na web, é hora de aprender a utilizar melhor os recursos do portal. De customização de canais à legendagem, as opções estão esperando por você.



03/11/2008
Fazer um bom vídeo é mais fácil do que parece

Qualquer um pode fazer um bom vídeo para o YouTube. Alguns dos usuários parceiros do portal, como a professora de crochê Elaine Tripiano, utilizam câmeras fotográficas simples para gravar seus clipes. Por isso, não fique preocupado caso o seu equipamento não for digno de um estúdio de TV.

Se você estiver à procura de algumas dicas de como melhorar a qualidade de suas produções, o próprio YouTube oferece orientações em sua seção de ajuda (tinyurl.com/5lemwv). Há truques de iluminação, enquadramento e até efeitos especiais.

Mas, se você quiser fazer edições nos vídeos, como manipular a ordem das cenas, precisará de softwares especializados. Há alguns bem caros na praça, mas é possível usar aqueles que já vêm instalados no sistema operacional e que dão conta do recado. A Microsoft oferece o Windows Movie Maker para usuários de Vista, enquanto a Apple tem o iMovie para donos de Macs. M.V.B e B.G.


DICAS DE QUEM SABE
Elaine Tripiano
Professora de crochê
“Identifique o seu foco. Sobre o que você quer falar? Assim você pode criar uma audiência fixa. E trate de um assunto que você realmente goste e domine”

Marcelo Barbosa
Videomaker
“Não tenha pressa. Pode levar meia semana ou um ano pro seu canal começar a ser notado. Se você acredita no que produz e está se encarregando de divulgá-lo nesse tempo, o público vai reagir”

Gustavo Guerra
Guitarrista
“Pra mim é preciso ser fiel ao seu público. Não pode sair publicando qualquer coisa. Na hora de subir algum vídeo, eu fico vendo e revendo pra ver se não tem nada errado. Só coloco quando a apresentação fica perfeita”

Patrícia Pflaeging
Gerente do YouTube
“Use todas as ferramentas do site que ajudam na divulgação do seu canal. Quanto mais interação as pessoas puderem ter com você e o seu vídeo, mais bem sucedido ele tende a ser”

PARA QUEM PUBLICA

Quer dar um charme extra aos vídeos que você publica no YouTube? Ou então traduzi-los para outra língua com a ajuda de legendas, tornando-os compreensíveis para pessoas de outros países? O portal do Google já conta com ferramentas que, se utilizadas de modo criativo, podem dar ainda mais destaque para as suas produções audiovisuais na web.

Apesar de o YouTube já ter testado anteriormente uma ferramenta chamada “Remixer”, que permitia edições simples de vídeos em sua própria interface, ela foi desabilitada (ainda não há previsão de retorno) e, agora, o usuário conta apenas com três recursos: anotações, legendas e o “Audio Swap”, sistema que substitui o áudio de seus vídeos por músicas de artistas reunidas em uma base de dados oferecida pelo YouTube.

Anotações – É a ferramenta mais versátil do YouTube. Você pode incluir balões de diálogo, quadros de destaque e programar pausas em seus vídeos. Tudo de maneira muito dinâmica, feito em uma interface intuitiva do próprio portal. Quem não sabe como mexer em programas específicos para legendagem, pode utilizar as anotações para criar legendas de uma maneira mais simples, já que é possível definir com precisão o tempo que entra cada um dos destaques aparece na telinha.

Legendas –
Uma maneira mais profissional de legendar, para quem gosta de utilizar softwares especialmente criados para essa função. O YouTube aceita dois tipos de arquivos de legendas, .SUB e .SRT. Há alguns programas de legendagem, mas o portal recomenda que seus usuários utilizem a versão mais recente do Subtitle Workshop (tinyurl.com/29cudn). É a ferramenta ideal para quem quiser que vídeos com discursos ou diálogos sejam acessíveis para usuários de outros países.

Audio Swap – Gravou um vídeo cujo áudio original é dispensável ou, pior, está atrapalhando? O YouTube possui uma ferramenta que substitui o áudio original por músicas disponíveis em um extenso banco de dados. Há faixas de reggae, gêneros eletrônicos e até rock gótico. Lee Perry, Alicia Keys e Nine Inch Nails estão entre os nomes mais ilustres da lista. Mas cuidado, pois se você trocar o áudio uma vez, não poderá mais retornar ao original, nem substituir por outra música do catálogo. M.V.B. e B.G.


PARA QUEM ASSISTE
O YouTube também é uma rede social. Quem se cadastra no site ganha um perfil, que pode ser personalizado para incluir informações pessoais.

Depois de se cadastrar, uma dica é escolher o idioma de seu país e o tipo de conteúdo que quer ver na primeira página (global ou local). Com o tempo, o YouTube vai utilizar os vídeos que você costuma assistir para indicar outros clipes com temas semelhantes, que possam lhe interessar. Uma vez cadastrado, é possível votar e tornar alguns vídeos “favoritos”.

Além das ferramentas de personalização, há algumas alternativas para navegar pelos vídeos de uma maneira diferente:

Cooliris - O add-on do Firefox, Internet Explorer e Safari para visualizar fotos, também serve para o YouTube. Ele ativa uma interface que se assemelha a uma parede virtual com as prévias dos clipes. Aí é só usar o mouse. www.cooliris.com.

Warp - Outra opção visual de navegação. A ferramenta, desenvolvida pelo próprio YouTube, faz parte do Test Tube. A interface é acionada em tela cheia, e os vídeos aparecem emoldurados em círculos, ligando clipes relacionados como órbitas de planetas. M.V.B. e B.G.

CRONOLOGIA
Muita coisa mudou desde que o YouTube nasceu em uma garagem no Vale do Silício. Desde seu início, em 2005, até hoje, dias em que mal nos lembramos de como era assistir a vídeos na web antes de seu surgimento. Atualmente mais de 150 milhões de vídeos são vistos por dia. Acompanhe alguns dos principais marcos na história do site.

2005
Novembro
O YouTube é lançado. No mês seguinte, ele já atingiria a marca de 3 milhões de vídeos vistos por dia.

2006
Janeiro
Entra no ar o vídeo MySpace: The Movie, que seria o primeiro a alcançar 1 milhão de visualizações.

2006
Novembro
O portal é comprado pelo Google por US$ 1,65 bilhões, numa transação que abala o mercado.

2006
Dezembro
É citado como uma das empresas que fizeram “você” ser a pessoa do ano, segundo a revista Time.

2008
Março
O vídeo da música Music is My Hot Hot Sex, do Cansei de Ser Sexy, se torna o vídeo mais acessado do portal, mas é retirado do ranking por suspeita de fraude.

2008
Julho
Clipe de Girlfriend, da cantora Avril Lavigne, ultrapassa marca de 100 milhões de acessos e se torna o mais visto da história do portal.

2008
Outubro
Se torna a segunda ferramenta de buscas mais usada da internet, superando o Yahoo. Agora, o YouTube está atrás apenas do Google.

FUTURO

Alta definição
Alguns vídeos já contam com a opção. Mas ainda é preciso amadurecer o suporte.

YouTube Live
A primeira transmissão ao vivo será em 22 de novembro, de São Francisco.

Mais dinheiro
O portal ainda experimenta novas e mais maneiras de gerar receita.

Nenhum comentário: